MUSEU DE CONGONHAS SOBRE ALEIJADINHO INAUGURADO HOJE,DIA 15-12-2015



Museu de Cogonhas

Uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, resultou, nesta terça-feira (15/12/2015), na inauguração do Museu de Congonhas, instalado em um edifício de 3.452 metros quadrados e que guarda um dos mais importantes projetos de preservação da memória do país.

O museu foi construído ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que tem o título de Patrimônio Cultural Mundial desde 1985. O local tem sala de exposições, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.
O Museu de Congonhas tem 342 peças sacras e religiosas que pertenceram à colecionadora Márcia de Moura Castro e que foram adquiridas pelo Iphan em 2011. Por mais de meio século, a pesquisadora dedicou-se a adquirir arte sacra e objetos de religiosidade popular, com destaque para ex-votos e santos de devoção.
Outro acervo importante que será entregue nos próximos meses é a Coleção Fábio França, uma biblioteca de referência no Brasil sobre o barroco, a arte e a fé. O acervo é composto por publicações de interesse geral, temas históricos, artísticos, com foco especial no barroco e a temática da vida e obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Museu de Congonhas, na cidade de mesmo nome na Região Central de Minas Gerais (Foto: Reprodução/TV Globo)Museu de Congonhas, na cidade de mesmo nome na Região Central de Minas Gerais (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sala dos Milagres, no Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sala dos Milagres, no Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Obras do Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)Obras do Museu de Congonhas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte:http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/12/

Comentários